A incerteza de quando você não consegue encontrar um emprego é uma das situações mais angustiantes que alguém pode passar.
Passar o dia todo em frente ao computador ou celular, verificando repetidamente os portais de emprego, ou esperando um e-mail, uma chamada ou algum sinal de um potencial empregador, torna-se uma parte da rotina diária à qual parece impossível se adaptar devido à ansiedade que gera.
Se você quer saber mais sobre o que fazer quando não se consegue arrumar emprego, continue lendo esse artigo agora mesmo!
O que fazer quando não se consegue arrumar emprego?
Faça uma pausa
Sim!
Vai soar irresponsável, ou mesmo como um luxo que nenhuma pessoa em situação de desemprego pode pagar, mas também não se trata de ficar na cama ou sair de férias.
Pode ser um dia ou até mesmo algumas horas, pois quando se fala em fazer uma pausa no meio de um processo de busca de emprego, na verdade é um convite para pausar por um momento, para analisar e processar como você se sente psicologicamente, ouvir o que seu corpo e mente dizem e dar um descanso do estresse ou tensão que se acumula nessas circunstâncias.
Todos nós precisamos recarregar energias e limpar a mente para voltar à procura de emprego com uma perspectiva ou propósito mais fresco.
Reserve espaço para expandir a sua formação e o desenvolvimento de novas competências
Se tiver como vantagem um tempo livre extra enquanto procura emprego, não há nada melhor do que tirar partido deste para desenvolver ou potenciar conhecimentos ou competências que irão melhorar o seu desempenho profissional e acrescentar valor à sua formação profissional no CV.
Em alguns casos, as dificuldades para entrar no mercado de trabalho estão associadas à falta de qualificação para atender ou responder a todas as responsabilidades que um emprego implica.
Por isso, uma vez que você analise quais são esses aspectos em que você deve melhorar, inscrever-se em treinamentos, workshops e cursos que forneçam as ferramentas necessárias para sua aprendizagem.
Atualize sua presença digital
Uma presença digital atraente é um fator que as empresas levam em conta cada vez mais.
Se neste momento você está se perguntando o que fazer na ausência de oportunidades de emprego, uma das tarefas em que você pode se concentrar é atualizar e melhorar a forma como você se projeta profissionalmente nos principais canais digitais que você usa.
Por exemplo, se você tem blog, portfólio digital, redes sociais profissionais, um perfil do LinkedIn que há muito tempo não apresenta atividade… ou se, pelo contrário, você não tem nenhum canal digital onde se reflita o que você faz profissionalmente, este é o momento perfeito para criá-lo e/ou atualizá-lo.
Trabalhe para melhorar seu portfólio, CV e carta de apresentação
O seu portfólio, currículo e/ou carta de apresentação não são meios estáticos, estão destinados a evoluir à medida que você evolui profissionalmente e, acima de tudo, podem sempre ser melhorados.
Se você não consegue encontrar um emprego, aproveite esse tempo para analisar quais são as novas tendências de currículo, como fazer uma carta de apresentação atraente ou o que incluir em um portfólio para chamar a atenção dos gerentes de seleção, entregando exatamente o que estão procurando.
Solicite feedback objetivo
Uma vez que você se sinta mais confortável com o resultado final de seus meios de apresentação profissional, é um bom momento para olhar para eles de um ponto de vista objetivo, ou melhor ainda, pedir a outras pessoas que o façam por você.
Por natureza humana, nem sempre temos a opinião mais honesta ou menos distorcida sobre nós mesmos, no entanto, outras pessoas podem ajudá-lo a ver os aspectos positivos ou negativos do seu currículo, carta de apresentação, portfólio ou perfil do LinkedIn.
Faça networking
Certamente o seu setor profissional está cheio de possíveis contatos que pode estabelecer para se rodear de pessoas que poderiam conectá-lo com novas oportunidades de emprego. No entanto, para conhecê-las, não basta ficar de braços cruzados na espera.
Se você não consegue encontrar trabalho, redes sociais profissionais como por exemplo, o LinkedIn são excelentes canais para fazer contato com potenciais empregadores, colegas e até parceiros.
Esses, uma vez consolidada a comunicação, podem ser uma ponte para se dirigir a um novo mundo de possibilidades; no entanto, primeiro você tem que saber se conectar sem intenções duplas aparentes.