Candidatar-se a uma entrevista de emprego é algo que requer uma preparação muito boa para causar a impressão certa que permite que você seja levado em consideração.
A entrevista é a fase no processo de seleção onde um entrevistador analisa se o candidato é apto, ou não, para a posição oferecida.
Durante uma entrevista de emprego, o entrevistador lhe fará perguntas sobre a sua formação, experiência profissional e competências para avaliar se você é o candidato adequado.
Por esta razão, é importante preparar-se para não cometer erros que possam afetar a decisão do entrevistador e prejudicar a possibilidade de obter a posição solicitada.
Se você quer saber mais sobre os erros mais cometidos em uma entrevista de emprego, continue lendo esse artigo agora mesmo!
Erros que 95% das pessoas cometem na entrevista
1. Não investigar o suficiente
De fato, obter informações sobre a empresa para a qual você está se candidatando a um emprego levará algum tempo, mas você deve estar preparado para investir o tempo necessário se quiser passar na entrevista com sucesso.
Com base em nossa experiência, alguns candidatos não pesquisam em profundidade.
Em suma, é muito importante que você possa falar com confiança e de forma inteligente sobre o que a empresa que poderia contratar você está fazendo.
Para isso, você deve ter informações específicas da empresa, incluindo:
- Sua história, situação financeira, missão e produtos/serviços
- O mercado em que opera
- Principais concorrentes
Ao conhecer esses detalhes, você poderá responder as perguntas com muito mais convicção.
2. Não ser concreto em suas respostas
É mais do que provável que lhe perguntem sobre as razões pelas quais deseja o cargo ou trabalhar para a empresa ou organização em questão.
Quando o seu entrevistador lhe fizer este tipo de perguntas, deve responder de forma concisa e não falar em termos gerais sobre o porquê quer conseguir um emprego nesta indústria ou área.
Se não for capaz de explicar claramente por que quer este emprego em particular, irá desencorajar a empresa contratante.
Em vez disso, você deve mostrar entusiasmo e falar especificamente sobre os aspectos que o atraem da empresa, como seus produtos ou reputação, ou as principais responsabilidades do cargo.
3. Não conhecer o seu CV em detalhe
Você não precisa memorizar cada palavra do seu currículo, mas você tem que se sentir confortável falando de forma detalhada sobre o que você fez, o que você conseguiu e o porquê de suas decisões profissionais.
Não assuma que só porque a informação está no seu CV, os entrevistadores não lhe farão perguntas sobre o seu percurso profissional, incluindo as responsabilidades dos seus trabalhos anteriores e a aprendizagem que obteve deles.
Portanto, reveja o seu CV antes da entrevista e pratique como responderia a possíveis perguntas relacionadas com as informações que forneceu no seu currículo.
De fato, o fundamental é que você se certifique de relacionar suas realizações com o emprego para o qual você está sendo entrevistado.
4. Criticar empresas ou empregos anteriores
Não importa o quão tentador seja, não é apropriado fazer comentários depreciativos sobre a sua empresa e/ou chefe atual, ou com os quais você já trabalhou no passado.
Em suma, não há problema em falar sobre isso com seus amigos, mas não é conveniente quando você está tentando convencer uma empresa a contratar você para um emprego.
O entrevistador não vai conhecer a fundo os antecedentes que levaram ao desacordo entre a sua empresa e você, e você também pode levar a perguntas desconfortáveis. Em vez disso, tente encontrar os aspectos positivos da sua trajetória profissional e concentre-se neles.
5. Ser muito próximo durante a entrevista
Não caia na armadilha de se mostrar muito próximo com o seu entrevistador, não importa o quão relaxado você possa se sentir.
De fato, uma entrevista é uma das situações de trabalho mais formais em que você provavelmente se encontrará. Mostrar-se familiar e brincar raramente o ajudará a conseguir o emprego.
Por isso, é importante que você seja gentil, agradável e demonstre suas habilidades interpessoais, mas você deve ser profissional em todos os momentos, mesmo quando você sinta que está em um bom relacionamento com o entrevistador.