06 perguntas que te reprovam nas entrevistas

Muitos responsáveis pelo recrutamento usam perguntas de trapaça durante as entrevistas para conhecer as habilidades pessoais, atitudes e valores dos candidatos. Diante disso, a pergunta que fica é quais são as perguntas que te reprovam nas entrevistas?

Para ajudar você a entender mais sobre as perguntas que te reprovam nas entrevistas, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

O que são perguntas de trapaça em uma entrevista de emprego?

As perguntas de trapaça nas entrevistas de emprego são aquelas que o recrutador faz e que pretendem testar os candidatos, pegá-los desprevenidos, saber como eles reagem a certas situações, etc.

No entanto, as perguntas de trapaça perdem toda a sua utilidade quando são conhecidas com antecedência, quando são usadas com tanta frequência que não implicam qualquer surpresa.

É por isso que ao longo desse artigo você conhecerá essas perguntas e saberá como respondê-las caso seja surpreendido com alguma delas.

06 perguntas que te reprovam nas entrevistas

1. Fale sobre você

Esta pergunta crucial parece simples, por isso muitas pessoas falham em se preparar para respondê-la. Aqui, não fale de todo o seu histórico de trabalho (ou pessoal).

Em vez disso, dê um breve discurso – um que seja conciso e convincente e que mostre exatamente por que você é a pessoa certa para o trabalho.

Comece com 2 ou 3 realizações ou experiências específicas que você deseja comunicar ao entrevistador.

Depois, continue falando sobre como essas experiências anteriores o posicionaram para o papel específico que você está procurando.

2. Como você descobriu a posição?

Outra pergunta aparentemente inofensiva, que é realmente uma oportunidade para se destacar e mostrar sua paixão e conexão com a empresa.

Por exemplo, se você descobriu o emprego através de um amigo ou contato profissional, nomeie brevemente essa pessoa e depois compartilhe porque você ficou tão animado com isso.

Se você descobriu a empresa através de um evento ou artigo, compartilhe na entrevista. Mesmo que você tenha encontrado a posição em qualquer quadro de anúncios, compartilhe o que chamou sua atenção em relação à posição.

3. O que você sabe sobre a empresa?

Qualquer candidato pode ler e recitar a página “Sobre nós” da empresa. Então, quando os entrevistadores lhe perguntam isso, eles não estão medindo se você entende a missão – eles querem saber se é algo que lhe interessa.

Comece com uma frase que mostre que você entende os objetivos da empresa. Use algumas palavras-chave e frases do site, mas depois torne-o mais pessoal.

Por exemplo, “Pessoalmente sinto-me atraído por esta missão porque…” ou “Eu realmente acredito nesta abordagem porque…” e partilhe um ou dois exemplos pessoais.

4. Por que você quer este trabalho?

Mais uma vez, as empresas querem contratar pessoas que tenham uma grande paixão, por isso você deve ter uma ótima resposta sobre porque você quer o trabalho.

Primeiro, identifique alguns fatores-chave que tornam a posição ideal para você. Depois partilhe porque ama a empresa. Por exemplo: “Sempre fui apaixonado por educação, e acho que vocês fazem coisas legais, por isso gostaria de fazer parte disso”.

5. Por que devemos contratá-lo? (Por que você?)

Esta pergunta de entrevista parece ir direto ao ponto (e é muito intimidante), mas se você for perguntado, você está com sorte. Não há melhor maneira de você se vender e vender suas habilidades.

Seu trabalho aqui é montar uma resposta que cubra três pontos: que você pode não apenas fazer o trabalho, mas também entregar ótimos resultados; que você realmente se encaixa na equipe e na cultura da empresa, e que você é uma escolha melhor do que qualquer outro dos candidatos.

6. Quais você considera que são suas fraquezas?

O que o seu entrevistador está realmente procurando com esta pergunta complementar – além de identificar verdadeiros sinais de aviso – é medir seu autoconhecimento e honestidade.

“Não consigo cumprir as datas de entrega” não é uma opção— mas você também não pode responder: “Nada, eu sou perfeito!”. Procure um equilíbrio pensando em algo com o qual você luta, mas está tentando melhorar.

Por exemplo, talvez falar em público nunca tenha sido o seu forte, mas recentemente você se ofereceu para apresentar eventos para se sentir mais confortável com um grande público.

Siga-me no WhatsApp