8 erros cometidos ao criar currículo

Se você já enviou dezenas de currículos para diferentes ofertas de emprego e não recebe resposta dos recrutadores, talvez o problema esteja no seu currículo. Afinal de contas, há vários erros cometidos ao criar um currículo

Portanto, se você quer saber mais sobre os erros cometidos ao criar currículo, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

8 erros cometidos ao criar currículo

1. Má ortografia e gramática

Corrigir você mesmo o seu currículo ou deixar outra pessoa corrigi-lo pode fazer a diferença entre ser um potencial candidato ou ser rejeitado. 

Certifique-se de rever do início ao fim o que você escreveu e, acima de tudo, como você o escreveu. 

Uma das recomendações é imprimi-lo em papel e lê-lo tudo antes de enviá-lo para a empresa. De fato, erros ortográficos e erros gramaticais são sempre melhor vistos em uma folha impressa.

2. Exagerar 

Escrever que você tem certos conhecimentos de informática ou inglês fica muito bonito no papel, mas quando lhe pedem para colocar esses conhecimentos em prática, você pode não conseguir. 

É importante ter a certeza e saber o que pode oferecer, portanto, você não deve mentir ou exagerar sobre as suas capacidades. 

O melhor é ser honesto com o que sabe fazer e com o que ainda tem para aprender, pois há habilidades que podem ser desenvolvidas. Neste sentido, incluir uma listagem no seu currículo pode ajudar o entrevistador a saber o que você oferece e o que você pode melhorar.

3. Design pobre

Dedicar tempo ao design do currículo é tão importante quanto o seu conteúdo, pois um formato pobre pode ter um impacto negativo no seu processo de seleção, projetando a ideia de que você não presta atenção suficiente aos detalhes. 

Evite fontes grandes e extravagantes, pois o design deve ser limpo e claro; as margens devem ser perfeitamente quadradas para que agrupem as informações de cada seção de forma estruturada. 

Certifique-se de se definir bem nas primeiras linhas e enviá-lo em um formato que possa ser facilmente lido.

4. Perfil profissional pouco original

Evite repetir frases típicas como “Sou uma pessoa trabalhadora”, “motivada” ou “sei trabalhar tanto de forma independente como em equipe”. 

Aposte em definir-se a si próprio e destacar as qualidades que o cargo requer.

O autoconhecimento é fundamental para que os empregadores o conheçam nesse primeiro olhar do seu currículo e saibam como você adquiriu suas habilidades. 

Uma das recomendações é incluir um breve parágrafo introdutório que o defina como pessoa, seus valores e motivações e sua maneira de trabalhar.

5. Não destacar as realizações

Concentrar-se nas tarefas realizadas e não falar sobre as realizações alcançadas nas posições em que se trabalhou é outro erro comum. 

Os recrutadores querem saber com o que você pode contribuir para a empresa. É por isso que você deve se concentrar tanto em destacar a experiência e as habilidades quanto as realizações alcançadas.

6. Um currículo muito longo

O ideal é que o CV tenha uma extensão de uma página, embora se isto não for possível, certifique-se de que a primeira folha agrupe o que você quer destacar de si e da sua experiência profissional. 

No entanto, também depende da posição a que se candidata e da experiência que se tem. 

Por exemplo, uma pessoa com muita experiência pode ocupar duas páginas de currículo, desde que a posição o justifique. 

O importante é focar na qualidade e não na quantidade, destacando as habilidades, a personalidade, as aspirações profissionais e o nível educacional.

7. Informações de contato erradas

É outro dos erros mais comuns: não rever os dados de contato, a parte fundamental do currículo pela qual a empresa o ligará ou escreverá para lhe fazer uma entrevista. 

Se estes estiverem errados, os recrutadores não poderão entrar em contato com você. 

Por isso, certifique-se de prestar a mesma atenção a este pequeno detalhe, assim como o resto do conteúdo do CV.

8. Não adaptar o CV a uma posição específica

Os empregadores querem ver currículos adaptados ao emprego que oferecem em vez de um currículo genérico. 

Isso mostra que o candidato pesquisou sobre a empresa e o cargo, e é uma boa maneira de se destacar da multidão. 

Para isso, leia atentamente as palavras-chave do cargo e certifique-se de destacar as habilidades que se adequam à descrição do trabalho.

Siga-me no WhatsApp